Home > Notícias > 05/05 - SRH e Condsef seguem negociando soluções para pendências de setores da base da entidade

05/05 - SRH e Condsef seguem negociando soluções para pendências de setores da base da entidade

Continuam na Secretaria de Recursos Humanos (SRH) do Ministério do Planejamento negociações e debates para buscar soluções de problemas que afetam diversos setores da base da Condsef (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal). Nesta terça-feira, 4, a reunião, que contou com a presença do secretário Duvanier Ferreira, tratou temas ligados a servidores do Dnocs, AGU, SPU, Funasa, cedidos do SUS, ex-Roquete Pinto, docentes de Fernando de Noronha. Outros assuntos tratados foram questões voltadas para a criação de uma gratificação de qualificação (GQ) para PGPE, CPST e outros setores que não recebem o benefício. Insalubridade e periculosidade também fizeram parte da discussão.



Sobre o tema, o governo fez uma apresentação onde informou e justificou mudanças na forma de pagamento quando se configura insalubridade e periculosidade no trabalho do servidor. O valor passará a ser pago de forma nominal. Após análise detalhada do que o governo apresentou, uma contraproposta deve ser apresentada pela Condsef.

GQ – A respeito da criação de uma gratificação de qualificação para PGPE, CPST e setores que não recebem o benefício, a SRH informou que há uma decisão do governo de estudar uma proposta e apresentá-la à Condsef. A entidade já apresentou uma proposta a Duvanier. O secretário se comprometeu a analisar o conteúdo e responder a Condsef na próxima reunião que tratar do tema.

AGU e SPU – A Condsef solicitou agenda de reuniões para negociar reivindicações dos servidores da AGU e SPU. Os administrativos da AGU tiveram reunião confirmada na SRH no dia 7 de maio, às 15h. Já os servidores da SPU, que estão em pleno processo de mobilização, terão que seguir esperando. A SRH disse que vai encaminhar um documento à Condsef declarando a intenção do governo em retomar as negociações. O documento será entregue ao comando nacional de mobilização dos servidores do SPU.

Dnocs – Está em curso a discussão sobre a reabertura do prazo de opção para servidores do Dnocs. A SRH informou que o governo deve procurar o relator do projeto de lei (PL) 5.920/09, deputado Virgílio Guimarães, no sentido de garantir que a emenda apresentada, que resolve a situação desses servidores, seja anexada ao PL.

Gacen/Gecen – A Condsef continua aguardando resposta sobre a proposta que apresentou ao governo solicitando equalização dos valores da Gacen e Gecen - gratificações concedidas a servidores da Funasa - no mesmo patamar do reajuste concedido à indenização de campo. A Condsef propôs também um reajuste anual para essas gratificações tendo como base o INPC. De acordo com a SRH a proposta continua sendo analisada pelo governo. Ainda ligado à Funasa, a Condsef cobrou retorno sobre o pagamento da gratificação em 80 pontos a servidores cedidos do SUS, lotados na fundação. Segundo a SRH há acordo do governo sobre o pagamento desses valores. Orientações devem ser dadas no sentido de garantir que esses servidores passem a receber 80 pontos de gratificação.

Ex-Roquete Pinto, PL 248 e docentes Fernando de Noronha – Também entre os temas tratados na reunião com a SRH, foi novamente cobrada a redistribuição dos servidores da ex-Roquete Pinto para o Ministério da Cultura e vinculadas. O governo deve encaminhar a Iolita Guedes, responsável por este processo, a lista das pessoas já entrevistadas e que estão apenas aguardando publicação de Portarias para solução do caso.

A Condsef também cobrou documento que explicite a opinião do governo a respeito do projeto de lei (PL) 248, que trata da perda de cargo público por insuficiência desempenho. A SRH informou que o referido documento será enviado nos próximos dias à direção da Condsef.

Já o problema que excluiu servidores docentes de Fernando de Noronha de plano de carreira do setor pode está perto de ser resolvido. Segundo a SRH um projeto de lei (PL) será encaminhado incluindo esses trabalhadores em sua referida carreira.

Continue acompanhando nosso site. Todas as informações sobre os processos de negociação em curso seguirão sendo divulgadas.






NOSSOS

PARCEIROS