Home > Notícias > 04/12 - 6ª Plenária Estatutária: Servidores discutem economia e direitos da categoria

04/12 - 6ª Plenária Estatutária: Servidores discutem economia e direitos da categoria

Preparando o terreno para um debate que vai apontar as principais bandeiras de luta dos servidores federais em 2009, a Condsef (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal) deu início a sua 6ª Plenária Estatutária. O encontro reúne, em Porto Alegre, mais de duzentos delegados sindicais eleitos por servidores em todo o país. Nesta quinta-feira, as assessorias econômica e jurídica da Condsef apresentaram estudos e levaram à reflexão de temas que devem influenciar a vida da categoria nos próximos anos. Foi fortemente combatida a idéia de que os servidores podem ter reajustes ameaçados pela crise econômica. Os debates deixam claro que a categoria não aceita pagar por uma crise do sistema capitalista e vai exigir o cumprimento de todos os acordos firmados pelo governo.



Os participantes da Plenária comentaram o significado importante da presença de mais de 35 mil pessoas à 5ª Marcha da Classe Trabalhadora, na Esplanada dos Ministérios. A atividade foi apontada como termômetro que mostra o grau de comprometimento dos trabalhadores com a luta em defesa de seus direitos.

Também nesta quinta, as assessorias técnicas da Condsef detalharam as medidas provisórias (MPs) que trouxeram reajustes há milhares de servidores públicos. O objetivo é que os delegados voltem para seus estados com informações que possam ajudar a solucionar dúvidas de outros servidores.

Combate ao desmonte do setor público - Nos próximos dias, os participantes da Plenária vão discutir os problemas gerados pelo desmonte de órgãos públicos como Incra, Ibama, Cultura, Funasa, e vários outros. A política de reestruturação do governo está sendo questionada já que as ações não têm trazido qualquer benefício para a melhora dos serviços públicos brasileiros.

A 6ª Plenária da Condsef termina no sábado, dia 6, quando uma agenda deve ser construída para conduzir a luta dos servidores em 2009.






NOSSOS

PARCEIROS