Home > Notícias > 04/05 - "Truculência marca primeiro dia de greve no Ibama", avalia CONDSEF

04/05 - "Truculência marca primeiro dia de greve no Ibama", avalia CONDSEF

Acostumados a realizar piquetes em frente aos órgãos de origem, hoje, servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foram surpreendidos pela presidência do órgão. No primeiro dia de greve da categoria, que já alcança 25 estados, a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (CONDSEF), representante da categoria, recebeu intimação judicial proibindo os servidores a fecharem os portões do órgão e manter sua mobilização nos estados. Uma multa de R$10 mil deverá ser cobrada a partir de segunda-feira (8) caso os servidores desobedeçam à ordem. A CONDSEF já acionou sua assessoria jurídica para tratar do caso. No entanto, a entidade repudiou a atitude tomada pela presidência do Ibama considerando a ação truculenta, indo de encontro aos princípios democráticos e o direito de manifestação dos servidores. “Há anos os piquetes em frente aos órgãos em greve registram o protesto dos servidores. Consideramos este um ato estremado e uma tentativa de silenciar a categoria que está insatisfeita com tratamento que vem sendo dado pelo governo”, disse Pedro Armengol, diretor da CONDSEF.



A intimação não deve afastar os servidores do movimento. “Todos estão muito determinados e isso já se revela pela adesão maciça à greve”, disse Armengol.

Os servidores do Incra também deram início a uma greve por tempo indeterminado. A CONDSEF espera que o governo se manifeste sobre essas novas paralisações que só devem ter fim quando a categoria tiver suas principais reivindicações atendidas.


 






NOSSOS

PARCEIROS