Home > Notícias > 03/05 - Greves no Incra e Ibama começam com força em Brasília e demais Estados

03/05 - Greves no Incra e Ibama começam com força em Brasília e demais Estados

Servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) iniciam nesta quinta-feira (4) uma greve nacional por tempo indeterminado. No Ibama, a greve começa com força total com servidores parados em 25 estados, incluindo o Distrito Federal (DF). Apenas Ceará (CE) e Santa Catarina (SC) não confirmaram adesão, o que deve acontecer ainda amanhã. No Incra pelo menos seis estados já confirmaram a paralisação de suas atividades. Os servidores no Distrito Federal (DF) dão a largada seguidos de São Paulo (SP), Ceará (CE), Sergipe (SE), Paraíba (PB) Bahia (BA) e Tocantins (TO). Em Brasília, os servidores devem realizar piquetes em frente aos órgãos a partir das 7 horas da manhã. A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (CONDSEF) aposta na rápida adesão dos demais estados. Tanto servidores do Incra como Ibama buscam o cumprimento de acordos firmados em greves passadas. A principal reivindicação, nos dois casos, passa pela reestruturação das carreiras nesses órgãos.



De acordo com representantes do comando de greve, o governo deixou de cumprir acordos que a categoria decidiu cobrar agora por meio de novas greves.

Impactos -
As greves no Incra e Ibama devem comprometer uma série de serviços de interesse da população brasileira. Com a paralisação no Ibama podem ficar prejudicadas a fiscalização de reservas florestais, áreas desmatadas e tráfico de animais. O licenciamento de rodovias, usinas e barragens, que só podem ser abertas com autorização do órgão, também deve ser afetado. No Incra ficam comprometidos os processos que analisam a política de assentamento de terra do governo. Servidores do Incra e Ibama reivindicam também a busca da paridade nos dois órgãos. Hoje, os aposentados ganham em média 60% menos que os servidores ativos. Ao todo, Incra e Ibama possuem cerca de 22 mil servidores.






NOSSOS

PARCEIROS