Home > Notícias > 01/12 - FNDE: Servidores param atividades e denunciam trabalho indevido de terceirizados

01/12 - FNDE: Servidores param atividades e denunciam trabalho indevido de terceirizados

http://1.bp.blogspot.com/_MKDH_GIbWDM/SxWoZS4YWMI/AAAAAAAAAO4/R_5lA1hPw9I/s320/DSC02167.JPGServidores do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) iniciaram um movimento que mobiliza quase a totalidade do órgão. A partir desta semana, a categoria manterá, diariamente, um piquete em frente à sede do prédio em Brasília. Nesta terça-feira, mesmo debaixo de chuva forte, os servidores permaneceram firmes e convocavam os trabalhadores que ainda não haviam aderido ao movimento a participar. A decisão de iniciar uma paralisação partiu depois que falharam tentativas de negociar com o governo a garantia de incluir no relatório final do grupo de trabalho (GT) do FNDE itens reivindicatórios considerados essenciais. Veja a seguir a pauta de demandas do setor:



Seis pontos fazem parte da pauta emergencial da categoria: 1) redução de 24 para 13 padrões; 2) redução de 18 para 12 meses de interstício entre progressões; 3) redução de 60 para 36 meses de interstício para promoção por capacitação profissional; 4) GQ para nível médio diferenciada para aperfeiçoamento, graduação e especialização; 5) equiparação das tabelas da carreira e 6) plano especial de cargos do FNDE.

Já foram protocolados pedidos de audiência junto à presidência do FNDE com representantes do Ministério do Planejamento e Casa Civil. A Condsef encaminhou um ofício ao Planejamento com todas as demandas da categoria. Um retorno ficou de ser dada ainda esta tarde, mas a Condsef segue aguardando resposta oficial do governo ao documento.

Irregularidades serão denunciadas ao Ministério Público – Apesar de contar com forte adesão, os servidores devem denunciar ao Ministério Público o uso indevido de senhas de funcionários de carreira por trabalhadores terceirizados. Manoel Rodrigues, um dos articuladores da mobilização dos servidores, relata a preocupação da categoria com o uso de senhas por terceiros, ato que é ilegal. Por isso, o Ministério Público deve ser convocado a investigar possíveis irregularidades nesse sentido.

Truculência também marca mobilização – Na segunda-feira um ato de covardia deixou indignados os servidores que faziam piquete em frente ao FNDE. Um chefe da Procuradoria do FNDE atropelou dois servidores que estavam se manifestando de forma pacífica. Um delegado da Polícia Federal que viu a cena conduziu o chefe da Procuradoria à Superintendência Regional da Polícia Federal no DF. Um boletim de ocorrência foi registrado e as vítimas fizeram exame de corpo de delito. Duas testemunhas também depuseram.

O Sindsep-DF, entidade filiada à Condsef, acompanhou os servidores e vai solicitar abertura de processo administrativo disciplinar. A entidade seguirá acompanhando o processo para que o procurador resposta por seu ato que colocou em risco esses trabalhadores.

Apesar do incidente, o piquete da categoria segue a todo vapor. Os servidores permanecem realizando manifestações pacíficas em frente ao FNDE. O objetivo é conseguir o atendimento de sua pauta emergencial de reivindicações.






NOSSOS

PARCEIROS