Home > Notícias > 01/02 - Condsef defende rigor em fiscalização de gastos públicos

01/02 - Condsef defende rigor em fiscalização de gastos públicos

Na semana em que a ministra da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Matilde Ribeiro, pediu desligamento do cargo por suspeita de uso irregular do cartão de crédito corporativo, a Condsef reforça sua defesa no rigor da fiscalização de gastos públicos. A entidade, que representa 70% dos servidores do Executivo Federal, lembra que este cartão, criado em 2001, é usado por uma pequena parcela de servidores, geralmente não concursados e que ocupam cargos comissionados. Para a Condsef, é importante ressaltar o compromisso e responsabilidade que acompanham os servidores de carreira, que muitas vezes acabam sendo expostos quando alguma irregularidade é cometida por funcionários indicados pelo governo.



Também esta semana, o ministro Paulo Bernardo apresentou uma proposta de repactuar prazos para concessão de reajustes a todas as categorias com acordos e compromissos firmados com o governo. O motivo seria a necessidade de equilibrar as contas da União, comprometidas com o fim da CPMF, que rendia R$ 40 bilhões aos cofres públicos. Mas só em 2007, o governo federal gastou mais de R$ 75 milhões com despesas de cartões corporativos, segundo dados divulgados pela Controladoria-Geral da União. Para a Condsef, se houvesse um controle maior das irregularidades cometidas com o dinheiro público, não faltaria verba para investir em melhores serviços para a população.

Por isso, a redução de cargos comissionados e a abertura de concursos públicos para reforçar os quadros de pessoal da União são, para a Condsef, fundamentais para a redução dos casos de corrupção e uso incorreto do dinheiro público. “Enquanto o dinheiro for usado de forma irresponsável e a estrutura da administração pública não ganhar a atenção merecida, os serviços prestados à população vão continuar insuficientes”, avalia Sérgio Ronaldo da Silva, diretor da Confederação.






NOSSOS

PARCEIROS