AINDA DÁ TEMPO

Com a volta do recesso no Congresso Nacional prevista para o próximo dia 5, entidades e sociedade civil organizada seguem um trabalho de pressão e exposição de parlamentares que votaram contra o direito a aposentadoria de milhões de brasileiros. Os 379 votos favoráveis ao texto da proposta de reforma da Previdência no 1o turno na Câmara dos Deputados dão a dimensão do desafio da classe trabalhadora na luta em defesa da Previdência Pública.

Sabemos que aliados do governo querem garantir uma aprovação rápida no texto que ainda traz muitos riscos. Agora, no 2o turno, apenas destaques e emendas supressivas podem ser apresentadas. Apesar do pouco espaço para mudanças, a Condsef/Fenadsef, nossas filiadas, em conjunto com a CUT, o Fonasefe, o Fonacate e várias outras entidades, seguimos nessa luta acreditando que com unidade e fortalecimento da mobilização em defesa da Previdência Pública dá para frear os retrocessos. Desde o início dessa jornada, já conseguimos com nossa mobilização afastar ameaças, mas ainda há grandes obstáculos pela frente.

Vale lembrar que após o 2o turno na Câmara, a PEC 6/19 segue para o Senado onde recomeça então uma nova caminhada. No Senado a tramitação ganha outros contornos. Lá, o texto é submetido a apenas uma comissão, a de Constituição e Justiça (CCJ), antes de seguir para votação em dois turnos no Plenário.

É importante destacar o que alertam especialistas: quanto mais atores envolvidos na pressão em defesa da Previdência Pública melhores as condições para garantir a defesa dos direitos que estão em risco. O tempo é muito importante no processo. Quanto mais a população toma conhecimento das ameaças a seus direitos, menos apoio a reforma da Previdência recebe.

VOTOU SIM À REFORMA, NÃO VOLTA

Entre conosco nessa luta. Confira a lista de deputados e deputadas que no 1o turno votaram contra seu direito a aposentadoria e disseram sim à reforma da Previdência. Ajude a pressionar. Cada voto segue sendo muito importante. Por mais difícil que a luta seja, desistir não é uma opção.

Mais do que nunca, os brasileiros precisam todos se empenhar para barrar essa proposta e defender o direito à aposentadoria. Este empenho vem em diversas frentes:

1. Informe-se sempre. A base de uma sociedade igualitária reside especialmente na democratização da informação, tantas vezes restrita às elites intelectuais;

2. Tenha paciência para conversar com outras pessoas sobre os impactos reais da reforma da Previdência. É no diálogo que conscientizamos a população sobre a verdade;

3. Pressione seus deputados e senadores para votarem contra a reforma, mandando e-mails, telefonando para os gabinetes, pressionando nas bases;

4. Compartilhe conteúdos contrários à reforma pelas redes sociais, especialmente em grupos de WhatsApp. Garanta sempre que os conteúdos compartilhados sejam de qualidade e de fontes confiáveis para não cair em fake news;

5. Participe de atos em defesa da aposentadoria sempre que houver chamado. O Fonasefe tem agenda de pressão em Brasília entre os dias 5 e 9 de agosto. Além disso, está agendado um grande Dia Nacional de Luta em defesa da Previdência Pública no dia 13 de agosto.

Aqui na Condsef/Fenadsef, seguimos de cabeça erguida e certos de que a guerra está longe de acabar. A garantia de nossos direitos depende de todos nós.

CLIQUE NO ESTADO PARA VER OS DEPUTADOS QUE VOTARAM A FAVOR DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA.