Home > Documentos

RELATÓRIO DA PLENÁRIA NACIONAL SETORIAL DOS TRABALHADORES DA CONAB

 

 

Data: 22/02/2013

Local: Auditório da CONDSEF

PAUTA: Informes Gerais, Reestruturação da Conab, Representatividade Sindical, Imposto Sindical, Avaliação de Desempenho e Calendário de Organização para consolidação do ACT 2013/2014.

ESTADOS: 11 (AM, BA, DF, ES, GO, MT, PE, PR, RJ, RS E SC).

MESA COORDENADORA: Maurício Scotelaro, Carlos Alberto e Enos Barbosa (Diretores da Condsef)

PRESENTES:    19 DELEGADOS

                         02 OBSERVADORES.

 

 

 

Informes: A Direção da Condsef, deu os informes de como estão as negociações do conjunto dos servidores da sua base, o calendário de atividades do fórum dos federais, e as perspectivas para este período. Todos os representantes estaduais, manifestaram-se na mesma linha adotada pelos Sindicatos Gerais e pela Condsef.

Reestruturação da Conab: Um dos principais problemas debatido, diz respeito à necessidade de reestruturação do Órgão.

Representatividade Sindical: Os trabalhadores da Conab, são representados sim pelos Sindicatos Gerais, ao contrário do que tentam impor a eles, não respeitando assim, o direito legítimo de organização dos trabalhadores, deste setor.

Imposto Sindical: De acordo com o debatido no tema de pauta representatividade sindical, e alinhado com a organização dos Sindicatos Gerais e Condsef, para os trabalhadores do setor, fica muito claro, que o IS é algo inaceitável.

Avaliação de Desempenho: Este ponto, mostrou que muita coisa precisa melhorar para que a AD, seja algo que vise a valorização dos trabalhadores do Serviço Público, independente do regime, a que esteja vinculado.

Calendário de Organização para consolidação do ACT 2013/2014: Durante a plenária também foi estabelecido um calendário de organização para consolidação do ACT 2013/2014. Confira a seguir o cronograma e participe da construção do ACT para que uma proposta que contemple toda a categoria possa ser defendida junto à Conab.

Outra importante determinação da plenária foi a de promover um seminário nacional em Brasília para que propostas para a reestruturação da Conab sejam levantadas. A princípio a realização desse seminário ocorreria nos dias 14 e 15 de junho. O cronograma para construção e consolidação do ACT 2013/2014 terá início no dia 18 de março e tem previsão de conclusão no dia 16 de junho com a realização de uma nova plenária nacional da Conab em Brasília para referendar a decisão da categoria. A proposta de ACT deve ser entregue à Conab até o dia 27 de junho. Ao longo de todo esse período, os trabalhadores da Conab vão colocar em prática um plano de lutas com atividades e ações para fortalecer e manter o debate permanente em torno de um ACT que contemple toda a categoria.

Confira o cronograma completo de sistematização e construção do ACT 2013/2014 e participe do processo em seu estado:

18/03 a 17/04 – trabalhadores podem apresentar propostas para o ACT junto à Condsef e sindicatos gerais nos estados.

17/04 a 30/04 – Coordenação de organização e sistematização vai promover a sistematização de todas as propostas para devolver aos trabalhadores e iniciar processo de novas discussões.

16/05 a 14/06 – trabalhadores serão convocados para decidir sobre proposta do ACT. Em assembleias nos estados.   16/06 – Plenária Nacional da Conab em Brasília.

27/06 – Entrega da proposta do ACT 2013/2014 para Conab.

 

Comissão Eleita na Plenária da CONAB, para coordenar a formulação do ACT/2013/2014:

  •  Celso Santana (BA);
  • Clayton Rodrigues (SC);
  • Cristina Câmara (RS);
  • Dealci Ferreira (ES);
  • Glória Queiroz (AM);
  • Joacira Santana (MT);
  • José Guedes (DF);
  • Valdir Ferreira (PE).

 

 

                             Brasília(DF), 22 de Fevereiro de 2013

 

Saudações Sindicais,

Diretor da Condsef









NOSSOS

PARCEIROS