Home > Documentos

 

 

TERCEIRA RODADA DE NEGOCIAÇÃO DO ACT - EBSERH

 

 

 

Data: 09/04/2015 – 18h09.

Assunto: Resultados da 3ª Rodada de Negociações - ACT 2015.

Presentes: EBSERH (Wilson e Wildemar); CONDSEF (Jussara Griffo e Edilson Muniz) e Representantes da Comissão Nacional de Negociação.

 

 

 

O Sr. Wilson respondeu, em nome da empresa, questões que estava na nossa pauta. Começou com as cláusulas que não são financeiras, colocando que estão debatendo a normatização de várias questões que ainda não havíamos pautado, pois priorizamos as cláusulas econômicas:

 

  1. Estão construindo uma normativa de SOBREAVISO que estará pronta de 60 a 90 dias.
  2. Normativas de transferências de 60 a 90 dias, com critério de pontuação como: filhos, problemas de saúde. Quando for por interesse da empresa (garantirá o pagamento de 25% a mais, além do deslocamento e mudança).
  3. Garantirá a licença maternidade de 180 após o nascimento do filho.
  4. A norma foi publicada em junho de 2014, tem que dar publicidade, enviará para a CONDSEF disponibilizar para as entidades de base.
  5. Para a questão de pós-graduação, eles estão estudando. Deixaram claro que não é prioridade, os cursos menores têm preferências na política da empresa – 120 para a regulamentação.
  6. Progressão horizontal e vertical: até o final do ano serão definidas as regras definitivas das progressões. Em 90 dias sairá a regulamentação provisória para ser aplicada este ano, da vertical.
  7. Para as escolhas para os cargos de chefias: informaram que existem regras de avaliação de 3 currículos pelo coordenador ou diretor. Apresentarão proposta de regras.
  8. Foi criado o Comitê de Desenvolvimento de Pessoas. Sua composição é de 3 empregados: 1 de nível superior, 1 de nível técnico e 1 de nível médio. Avaliarão a qualidade e quantidade de cursos de capacitação realizados por trabalhador, para garantir que não haverá privilégio, além de avaliar o plano anual de capacitação.
  9. A Comissão Eleitoral já definiu a data para a eleição dos representantes do Conselho de Administração, será em junho de 2015.
  10. Plantões em feriados. Serão pagos em dinheiro e não deverão ser compensados com horas.
  11. Banco de hora será debatido mais nos grupos de trabalho. A CONDSEF não aceita, por questão de princípio e decisão congressual.

 

Os representantes dos trabalhadores questionaram a metodologia, pois não recebemos a proposta da empresa das cláusulas econômicas.

 

PAUTA FINANCEIRA:

  1. Reajuste Salarial: haverá, mas não terá ganho real e não terá nenhum indexador do índice.
  2. Não terá nenhum benefício novo, além do auxílio funeral e seguro de acidente;
  3. Referente ao auxílio alimentação e o auxílio saúde terá ganho real e reajuste, não tem valores informados;
  4. Auxilio transporte: foi negado a retirado dos 6%. É um valor simbólico para os trabalhadores. Estão estudando diminuir o valor do percentual para 4%, para os níveis técnicos e médios. Pedimos um tratamento igual para todos e também repensar a situação do auxilio transporte em pecúnia, pois temos algumas peculiaridades da hora de trabalho e locais. Esclarecemos que hoje tem locais que não são compatíveis a hora do ônibus, além da violência. A empresa ficou de avaliar.
  5. Titulação: é considerado benefício novo, não tem nenhuma possibilidade, pois a empresa não é de educação como as universidades, por isso não é prioridade pagar titulação sendo um percentual do salario. A única forma de ser considerada é pontuação no PCCS para a progressão, pois isto garante chegar ao final de carreira mais tarde.
  6. Auxílios deficiência e creche terão aumento real, ainda não foi definido o percentual.

 

Os trabalhadores querem uma proposta da empresa mais consistente. Eles ficaram de apresentar em 30 dias, pois estão fazendo os estudos e não tem como apresentar agora os dados.

 

  • Escalas e folgas: estes temas foram debatidos na reunião mesmo não se tratando do ACT. Foi feito várias denúncias, que os trabalhadores estão trabalhando acima da carga horária legal e sem folgas. Na próxima reunião vamos debater este tema. A CONDSEF ficou de apresentar onde está tendo problemas.

 

  • GRUPOS DE TRABALHO: Cobramos os grupos de trabalho e a sua composição paritária. Já estão trabalhando no Piauí. Questionamos, e não reconhecemos as reuniões, a Confederação ficou de apresentar os nomes para a empresa.

 

PROXIMA REUNIÃO:

 

Será itinerante no Rio Grande do Norte nos dias 28 e 29/04, o dia inteiro. Sendo que chegaremos um dia antes para prepararmos a reunião. A pauta será:  Jornada de trabalho, plantões, feriados, banco de hora, compensação de horas, mais alguma questão social do ACT.

 

 

 

Diretores/CONDSEF









NOSSOS

PARCEIROS