Home > Documentos

 

 

TERCEIRA RODADA DE NEGOCIAÇÃO DO ACT - EBSERH

 

 

 

Data: 09/04/2015 – 18h09.

Assunto: Resultados da 3ª Rodada de Negociações - ACT 2015.

Presentes: EBSERH (Wilson e Wildemar); CONDSEF (Jussara Griffo e Edilson Muniz) e Representantes da Comissão Nacional de Negociação.

 

 

 

O Sr. Wilson respondeu, em nome da empresa, questões que estava na nossa pauta. Começou com as cláusulas que não são financeiras, colocando que estão debatendo a normatização de várias questões que ainda não havíamos pautado, pois priorizamos as cláusulas econômicas:

 

  1. Estão construindo uma normativa de SOBREAVISO que estará pronta de 60 a 90 dias.
  2. Normativas de transferências de 60 a 90 dias, com critério de pontuação como: filhos, problemas de saúde. Quando for por interesse da empresa (garantirá o pagamento de 25% a mais, além do deslocamento e mudança).
  3. Garantirá a licença maternidade de 180 após o nascimento do filho.
  4. A norma foi publicada em junho de 2014, tem que dar publicidade, enviará para a CONDSEF disponibilizar para as entidades de base.
  5. Para a questão de pós-graduação, eles estão estudando. Deixaram claro que não é prioridade, os cursos menores têm preferências na política da empresa – 120 para a regulamentação.
  6. Progressão horizontal e vertical: até o final do ano serão definidas as regras definitivas das progressões. Em 90 dias sairá a regulamentação provisória para ser aplicada este ano, da vertical.
  7. Para as escolhas para os cargos de chefias: informaram que existem regras de avaliação de 3 currículos pelo coordenador ou diretor. Apresentarão proposta de regras.
  8. Foi criado o Comitê de Desenvolvimento de Pessoas. Sua composição é de 3 empregados: 1 de nível superior, 1 de nível técnico e 1 de nível médio. Avaliarão a qualidade e quantidade de cursos de capacitação realizados por trabalhador, para garantir que não haverá privilégio, além de avaliar o plano anual de capacitação.
  9. A Comissão Eleitoral já definiu a data para a eleição dos representantes do Conselho de Administração, será em junho de 2015.
  10. Plantões em feriados. Serão pagos em dinheiro e não deverão ser compensados com horas.
  11. Banco de hora será debatido mais nos grupos de trabalho. A CONDSEF não aceita, por questão de princípio e decisão congressual.

 

Os representantes dos trabalhadores questionaram a metodologia, pois não recebemos a proposta da empresa das cláusulas econômicas.

 

PAUTA FINANCEIRA:

  1. Reajuste Salarial: haverá, mas não terá ganho real e não terá nenhum indexador do índice.
  2. Não terá nenhum benefício novo, além do auxílio funeral e seguro de acidente;
  3. Referente ao auxílio alimentação e o auxílio saúde terá ganho real e reajuste, não tem valores informados;
  4. Auxilio transporte: foi negado a retirado dos 6%. É um valor simbólico para os trabalhadores. Estão estudando diminuir o valor do percentual para 4%, para os níveis técnicos e médios. Pedimos um tratamento igual para todos e também repensar a situação do auxilio transporte em pecúnia, pois temos algumas peculiaridades da hora de trabalho e locais. Esclarecemos que hoje tem locais que não são compatíveis a hora do ônibus, além da violência. A empresa ficou de avaliar.
  5. Titulação: é considerado benefício novo, não tem nenhuma possibilidade, pois a empresa não é de educação como as universidades, por isso não é prioridade pagar titulação sendo um percentual do salario. A única forma de ser considerada é pontuação no PCCS para a progressão, pois isto garante chegar ao final de carreira mais tarde.

 

Os trabalhadores querem uma proposta da empresa mais consistente. Eles ficaram de apresentar em 30 dias, pois estão fazendo os estudos e não tem como apresentar agora os dados.

 

  • Escalas e folgas: estes temas foram debatidos na reunião mesmo não se tratando do ACT. Foi feito várias denúncias, que os trabalhadores estão trabalhando acima da carga horária legal e sem folgas. Na próxima reunião vamos debater este tema. A CONDSEF ficou de apresentar onde está tendo problemas.

 

  • GRUPOS DE TRABALHO: Cobramos os grupos de trabalho e a sua composição paritária. Já estão trabalhando no Piauí. Questionamos, e não reconhecemos as reuniões, a Confederação ficou de apresentar os nomes para a empresa.

 

PROXIMA REUNIÃO:

 

Será itinerante no Rio Grande do Norte nos dias 28 e 29/04, o dia inteiro. Sendo que chegaremos um dia antes para prepararmos a reunião. A pauta será:  Jornada de trabalho, plantões, feriados, banco de hora, compensação de horas, mais alguma questão social do ACT.

 

 

Diretores/CONDSEF









NOSSOS

PARCEIROS