Home > Documentos

 

 

 

Relatório da 67ª Reunião Ordinária da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS

 

 

 

Data: 02 e 03/07/2014.

Local: San Marco Hotel – Brasília/DF.

Pauta: Oficina para Construção do Plano de Ação – Protocolo nº 008/2012 “Institui as Diretrizes da Política Nacional de Promoção da Saúde do Trabalhador do Sistema Único de Saúde – SUS”;

Apresentação da Proposta de Revisão dos Protocolos de Educação; Diretrizes da Política Nacional do PCCs; Diretrizes da Política Nacional de Promoção da Saúde do Trabalhador do SUS e o Regimento Interno com Recorte de Gênero e Raça.

 

Presentes na Reunião:

  • Bancada Sindical: CONDSEF (Antonio Capila e Jussara Griffo); CNTS (Janio Silva); CNTSS (Cícero Lourenço e Maria Godoi); CONFETAM (Leandro Valquer); CONACS (Ruth Brilhante); FENAPSI (Guadalupe); FENASPS (Creuza Maria Faustina); FNE (Antonio Trindade Valente); FIO (Welington Moreira); FENAS (Mariza Pereira) e FASUBRA (Maria Angela).

  • DIEESE (Olavo e Claudia Rejane).

  • Bancada dos Gestores: SGTES/DIGERTS/M.S (Eliana Pontes); DEGERTS/M.S. (Tatiana Santos); MPOG (Sálvio Botelho); MEC (Wildemar S. Moura); CGESP (Teresa Maria Passarela e Regina Celi B. Nunes); DEGES (Maria Aparecida Timo); CONASEMS (Marcia Cristina Marques Pinheiro) e CMB (Isaura).

     

    Dia 02/07/2014

    Realização da Oficina de Saúde do Trabalhador:

  • Campo da Saúde do Trabalhador “Conceitos, Princípios e Práticas” – Expositor: Jorge Machado (Política Nacional de Saúde do Trabalhador e 4ª CNST);

  • “Diferentes Modelos de Intervenção no Campo da Relação Saúde e Trabalho” – Expositora: Ada Ávila Assunção (UFMG);

  • “Recortes de Gênero e Raça nos Processos Saúde” – “Doenças Relacionados com o Trabalho” – Expositora: Leandra Cíntia Perpétuo (CUT).

     

    Debate

    Período da tarde: A construção da proposta do Plano de Ação – Protocolo 008/2012 com a dinâmica de trabalho de grupos: Leitura do protocolo 008/2012 e delimitação de prioridades e ponto de partida do Plano de Trabalho, com o recorte do GT de Trabalho Decente.

    Apresentação e Sistematização dos Grupos.

    Trabalho de Grupo – Diretrizes de Ações para implantação do protocolo 008/2012 nas unidades de trabalho e apresentação e sistematização dos grupos (finalização do Plano de Ação).

     

    Dia 03/07/2012

     

    Os grupos de trabalhos da MNNP/SUS apresentaram a proposta de revisão dos protocolos:

  • O GT de Revisão do Protocolo de Educação Permanente do SUS apresentou a proposta de Sistematização do Protocolo à MNNP/SUS.

  • O GT de Revisão do Protocolo de Desprecarização do SUS.

    Foi apresentada a sistematização da proposta do Diagnóstico da Força de Trabalho do SUS com Recorte de Trabalho Decente, com cinco cenários diferenciados. O foco: Conceituação de Vínculos Protegidos e Trabalhos Precarizados.

    A fonte utilizada como objeto de estudo foi o CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde).

     

    Encaminhamentos

     

  • Os Protocolos de Educação Permanente e o Plano de Ação da Política Nacional de Promoção da Saúde do trabalhador do SUS serão feitos as adequações da sistematização na próxima reunião do GT de Monitoramento e Comunicação da MNNP – SUS.

  • As propostas de revisões dos demais GTs, apresentarão na próxima reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS.

  • A oficina da EBSERH com a apresentação do estudo técnico realizado pela subseção do DIEESE da CONDSEF, com modelo de gestão do SUS e com o olhar do trabalhador. Será realizada no segundo dia da próxima reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS (MNNP/SUS).

     

    Agendas

     

  • 16/07/2014 - Reunião do GT do Protocolo de Educação Permanente.
  • 11 e 12/08/2014 – Reunião da MNNP/SUS.

  • 12/08/2014 – Oficina da EBSERH.

  • 14/08/2014 – Reunião do GT de Monitoramento e Comunicação.

     

    Brasília-DF, 03 de julho de 2014.

     

    Diretor/CONDSEF









NOSSOS

PARCEIROS