DIGNIDADE

É muito, muito doloroso ter que cumprir a tarefa de defender perante empregados e empregadas da Conab os direitos dos empregados e empregadas com mais de 75 anos que foram arrancados dos seus locais de trabalho pela contrarreforma da previdência tentada pelo golpista Temer mas só aprovada no governo do genocida e golpista Bolsonaro.

Para a Fenadsef e seus sindicatos filiados os que, contra a vontade, tiveram seu contrato de trabalho extinto, continuarão a ser defendidos com toda energia, administrativamente, judicialmente e politicamente, como empregados da Conab, gozando de todos os seus direitos sindicais.

A infância e a velhice são fases da vida em que os seres humanos são particularmente frágeis.

"Conhecei como uma sociedade trata seus velhos e suas crianças e conhecereis muito sobre seu caráter."

O que vale para a sociedade como um todo vale muito mais para uma categoria de trabalhadores: sua força interna está na sua unidade de propósitos que é soldada pela democracia, pelo respeito e... pela solidariedade!

Não seria desumano pensar em esquecer dos maiores de 75 expulsos por Temer-Bolsonaro e considerá-los "página virada"? Pensar assim não equivaleria a se desconsiderar como membro da classe trabalhadora?

Ocorre que todos os empregados e empregadas são membros dessa classe, considerando-se assim ou não! E seu destino, o destino do seu salário, direitos e condições de trabalho está ligado ao destino geral dessa classe, como é o caso da contrarreforma da previdência dos golpistas Temer-Bolsonaro, que retirou direitos previdenciários de todos os trabalhadores, inclusive dos trabalhadores que, porventura, não se considerem trabalhadores.

Ninguém é obrigado a se sindicalizar nem, muito menos, gostar ou apoiar uma direção sindical. Mas uma direção sindical não pode deixar de afirmar com todas as letras que seria uma indignidade não se solidarizar com os maiores de 75 anos expulsos das estatais pela contrarreforma dos golpistas Temer-Bolsonaro. 

E não se trata apenas de obrigação sindical, é um gesto mínimo de solidariedade, até do ponto de vista etário.

O sindicato serve justamente para isso: defender os membros de sua classe, coletivamente e também individualmente, quando individualmente atingidos por uma injustiça. O sindicato é lugar de participação de todas e todos sem nenhum tipo de discriminação em virtude de gênero, sexualidade, opiniões políticas, convicções filosóficas ou credos religiosos. É muito importante que todos e todas se filiem ao sindicato.

Finalmente, uma dessas colegas desligadas da Conab por ter cometido o pecado de completar 75 anos foi eleita em assembleia, por unanimidade, para compor a Comissão que vai negociar o ACT 2023/2024. Saudamos essa eleição. Até porque essa colega não apenas é uma histórica defensora da Conab como empresa pública e lutadora pelos direitos e reivindicações de todos os empregados e empregadas da Companhia como também integrou, eleita, todas as Comissões do ACT dos últimos 20 anos que tiveram a participação do seu sindicato!

A árdua negociação dos últimos ACTs só terminou em vitória porque todas as legítimas polêmicas, as diferenças de opinião, as diferentes propostas serviram não para dividir, mas para construir a unidade, com a Fenadsef e os sindicatos gerais jogando um papel fundamental, ombro a ombro com as demais entidades.

Hoje, a solidariedade com os maiores de 75 anos é um dos elementos para que essa unidade se solidifique ainda mais.

* Edison Cardoni é diretor da Fenadsef